TRATAMENTOS
CISTO SINOVIAL
TRATAMENTO DE CISTO SINOVIAL
Cisto sinovial ou cisto gangliônico é um tumor benigno, que surge próximo a uma articulação, muito frequente nos pés e nas mãos. Ele é caracterizado por uma pequena bolsa preenchida por líquido sinovial, fluído que recobre os tendões e preenche as articulações.
AS CAUSAS DO CISTO SINOVIAL
Seu aparecimento pode estar relacionado a traumas repetitivos locais, processos inflamatórios de tendões (tendinites) ou a doenças das articulações (artrose).
OS SINTOMAS DO CISTO SINOVIAL
Nos pés, ele surge como um caroço ou abaulamento, geralmente localizado na região do “peito” do pé.
Inicialmente é pouco doloroso, porém como cresce perto de músculos e tendões, com o tempo o paciente pode sentir dor, formigamento, perda de força ou sensibilidade, dificuldade de uso de calçados e até diminuição da sensibilidade dos dedos.
O DIAGNÓSTICO DO CISTO SINOVIAL
O diagnóstico é clínico.
É importante uma avaliação especializada para diagnóstico diferencial com outros tipos de tumores benignos ou malignos. Por isso, muitas vezes são necessários exames de imagem para auxílio no diagnóstico, como ultrassonografia e ressonância magnética.
O TRATAMENTO PARA CISTO SINOVIAL
TRATAMENTO CONSERVADOR
Quando a lesão é pequena e indolor, indica-se o tratamento conservador, com acompanhamento, readequação de calçados e monitorização da lesão. Aspirações podem ser realizadas em consultório médico com anestesia local, onde é feita a punção do líquido e infiltração com corticóide, porém há alto índice de recidiva uma vez que a “bolsa" que recobre o cisto é mantida. Em casos que o cisto possui um tamanho grande, causar dor ou diminuição da força, pode ser necessário o uso de medicamentos anti-inflamatórios.
É comum os cistos mudarem de tamanho, podendo desaparecer naturalmente ou mesmo reaparecerem após o tratamento.
TRATAMENTO CIRÚRGICO
O tratamento cirúrgico é indicado nos casos em que há persistência de dor, dificuldade de usos de calçados, quando o uso de remédios ou remoção de líquido do cisto não melhoraram os sintomas, e em casos em que se há incerteza diagnóstica.
Na cirurgia, realizada com anestesia local, raquianestesia ou geral, retira-se toda a tumoração, sendo enviada para análise (biópsia) para confirmação do diagnóstico.
Após a cirurgia, o paciente normalmente pode retornar no mesmo dia para casa, devendo permanecer em repouso relativo de uma a duas semanas. Na sequência, pode haver recomendação de sessões de fisioterapia para auxiliar na recuperação completa.
Caso apresente um cisto sinovial, procure um médico ortopedista especialista para uma avaliação e diagnóstico mais precisos.
Ficou com dúvidas?
HOSPITAIS DE ATUAÇÃO
CONSULTÓRIO - JARDINS
Jardins e Itaim
Cristiano Viana, 401 - Edifício Atrium Jardins
Jardins - São Paulo - SP
CONSULTÓRIO - JARDIM DAS PERDIZES
Perdizes, Pompéia e Lapa
Av. Marquês de São Vicente, 2219 - TIME Jardim das Perdizes
Jardim das Perdizes - São Paulo - SP